O Mundo Segundo Mafalda

Em 10.03.2015   Arquivado em Lembranças, Viagens

Fiquei sabendo em dezembro que a exposição “O Mundo Segundo Mafalda” seria realizada em São Paulo. Quando vi a notícia sobre o evento no Facebook pensei no quanto eu queria ir e compartilhei minha vontade sem esperança nenhuma de que ela iria se concretizar, mesmo sabendo que iria visitar o estado mais populoso do Brasil em fevereiro. Sei lá, na hora simplesmente não liguei uma coisa a outra e dias depois, quando lembrei, achei que a exposição não estaria mais acontecendo na semana da viagem. Nem conferi as datas, nada. Fiquei no achismo.

Graças aos céus, achei errado. Lá por janeiro, enquanto listava o que queria ver e conhecer em São Paulo, voltei a pensar na exposição e meu coração bateu mais forte quando finalmente conferi as datas. A exposição terminaria no dia 28 de fevereiro. Nós estaríamos lá do dia 14 ao dia 21.

Gritei. E gritei alto.

A primeira tentativa de encontrar Mafalda foi na terça-feira, mas nos perdemos pelo centro da cidade e nossa missão não foi bem sucedida. Só que nós não iríamos desistir. Na-na-ni-na-nããããõ!!! Retornamos na sexta e, pliiiim, dessa vez pegamos o caminho certo <3

O quadrinho criado pelo cartunista Quino completou 50 anos e a exposição tá aí para comemorar o aniversário desse trabalho. Mafalda é, ao meu ver, uma personagem maravilhosa. Gosto da forma como ela pensa e suas falas sempre causam dois efeitos em mim: ou me identifico muito, ou paro pra refletir.






Em alguns quadrinhos as citações sobre o mundo são incontáveis. Assim, não poderia faltar um cantinho especial para tratar sobre isso, não é?

Mundo suicida, mundo apagado, mundo chinês, mundo sujo.

Um detalhe que eu gostei de monte: as tirinhas próximas aos mundos eram referentes a eles. Será que dá pra perceber isso um pouquinho nas fotos abaixo?



Só depois fui perceber que o “mundo doente”, o “mundo enfraquecido” e o “mundo com creme de beleza” não apareceram nem de relance nas fotos, nhé.

Eis que tinha esse espaço onde nós poderíamos organizar as personagens como bem quiséssemos, colocando, também, algumas falas como o “Ela é minha muié!”. E o resultado disso foi…




E a caminhada pela exposição continuava…



Até que entramos na fila para tirar (mais uma) foto com a Mafalda.




Pela primeira vez eu me senti dentro da casa de uma personagem e, sério, achei dez essa sensação!


Achei a exposição linda e queria ter conseguido ler todas as tirinhas que estavam espalhadas por lá (além de fotografar todos os cantinhos). Aliás, se você mora em São Paulo e não conseguiu ir ou se vai visitar a cidade até o dia 15 de março, aproveita, porque o evento foi prolongado até domingo dessa semana!

A exposição tá acontecendo na Praça das Artes (Av. São João, 281) e a entrada é gratuita!

Quino está de parabéns pelo trabalho incrível com Mafalda!

  • Hellen Holler

    Em 10.03.2015

    Exposição muito bem feita! Lindas as suas fotos, Nick! Parabéns o post ta excelente! 🙂

  • POR DEUS, Nicolle!

    Em 10.03.2015

    Obrigada, bb <3

  • A.

    Em 10.03.2015

    Eu amei tanto essa exposição e as fotos ficaram tão lindas, Niih! <3

  • POR DEUS, Nicolle!

    Em 10.03.2015

    Vamos ver qual será a exposição da vez quando eu voltar!

    E obrigada <3

  • Amanda Belo

    Em 10.03.2015

    AFFFF que fotos lindas e eu nem vi na hora af af affffff

  • POR DEUS, Nicolle!

    Em 10.03.2015

    E eu nem postei todas!!!!

  • Talita Lopes

    Em 10.03.2015

    Eu tinha visto algumas fotos mas seu post está mais completo. Que exposição mais fofa, queria muito ir mas pena que não vai dar 🙁

    beijos

    Talita
    http://www.cerejarocks.com

  • POR DEUS, Nicolle!

    Em 10.03.2015

    Ai, Talita, põe fofa nisso ):
    Poxa, sério? Ainda bem que tem as fotos pra ter uma ideia do que tinha por lá, pelo menos ;;

  • Gleicy Favacho

    Em 10.03.2015

    Amo a Mafalda, queria estar em São Paulo nessas horas 🙁

  • POR DEUS, Nicolle!

    Em 10.03.2015

    Veja pelo lado bom: sempre tá rolando alguma exposição interessante. É bem provável que quando você for a São Paulo, vai estar acontecendo alguma tão legal quanto essa <3 Tipo. Ano passado eu tava louca pra ir na exposição da Yayoi Kusama e não deu, mas agora aconteceu a da Mafalda. Aposto que vai acontecer algo semelhante contigo também :3

  • bbazinhaa

    Em 10.03.2015

    Acredita que não fui na exposição? Moro em SP, tenho até vergonha, porque também gosto bastante! Tenho viajado muito por conta do trabalho e tudo que faço quando volto é dormir ):

    Beijos, Love is Colorful

  • POR DEUS, Nicolle!

    Em 10.03.2015

    Baaaaby, mas ainda dá tempo de dar um pulinho lá! Vai até domingo 😀

  • Luana

    Em 10.03.2015

    Mafalda é um personagem simplesmente incrível. Suas ideologias de vida, com o passar dos anos… deixaram de fazer graça para se tornar vertentes de crenças, uma das minhas personagens femininas prediletas. Fiquei morrendo de inveja da exposição, as fotos ficaram lindas *___*

  • POR DEUS, Nicolle!

    Em 10.03.2015

    Concordo com tudo, Luana! Não tenho dúvidas de que Mafalda ainda vai chegar em outras gerações.
    Fico feliz que tenha gostadooo :3

  • Myrlena Raquelly

    Em 10.03.2015

    Amoo a Mafalda! Ela esteve nos meus pesadelos durante todo ensino médio. Toda vez que eu ia estudar a gramática lá estava a danada com mais uma tirinha! hahaha. As tirinhas são realmente muito boas e nos fazem mesmo refletir. Adorei as fotos e adoraria ter entrado na casa dela também! :/ Beijossss

    Myrlena Raquelly

  • POR DEUS, Nicolle!

    Em 10.03.2015

    As tirinhas do ensino mééééédio! Gente, eu era dessas que ficava lendo as que os livros traziam, mas fazer os exercícios que é bom… sos