A Sereia de Kiera Cass

Em 17.03.2016   Arquivado em Livros

Anos atrás, Kahlen foi salva de um naufrágio pela própria Água. Para pagar sua dívida, a garota se tornou uma sereia e, durante cem anos, precisará usar sua voz para atrair pessoas até o mar e afogá-las. Kahlen está decidida a cumprir sua sentença à risca, até que ela conhece Akinli. Lindo, carinhoso e gentil, o garoto é tudo que Kahlen sempre sonhou. Apesar de não poderem conversar – pois a voz da sereia é fatal -, logo surge uma conexão intensa entre os dois. É contra as regras se apaixonar por um humano, e se a Água descobrir, a sereia será obrigada a abandoná-lo para sempre. Mas pela primeira vez em muitos anos de obediência, Kahlen está determinada a seguir seu coração.

Os livros eram um porto seguro, um mundo separado do meu. (pág. 172)

Eu não sabia o que esperar da história depois que li a sinopse. Pensei que as sereias desse livro da Kiera fossem como as sereias de todas as outras histórias, tipo A Pequena Sereia. Sabe, seres com calda, barbatana e tudo o mais, e se assim fosse, como raios a Kahlen ia se envolver com Akinli, um humano?!!! Pois é. Logo nas primeiras páginas descobri: essas sereias (maravilhosas) tem a forma completamente humana. Andam, são capazes de viver entre as pessoas, fazem mil e uma coisas… só não falam em público.

Sua alma se perde para outras salvar (…) Troque uma vida por um milhão. (pág. 296)

Kahlen sobreviveu ao naufrágio que tirou a vida de toda a sua família, e desde então ela serve a Água. Ela e as outras sereias (Miaka, Elizabeth, Aisiling e Padma) são convocadas de tempos em tempos para cantar e provocar o naufrágio de navios, cruzeiros, balsas e barcos para que a Água possa se alimentar dessas pessoas, e assim evitar que tragédias ainda maiores aconteçam.

Provocar esses acidentes é uma experiência traumática. Cada uma reage de uma maneira e nós acabamos conhecendo mais à fundo apenas a forma como Kahlen se sente, já que ela é a narradora. Eu consegui sentir o quanto ela sofria. Foram oitenta anos vivendo com aquele mal estar. Isso, no entanto, nunca influenciou na sua obediência e comprometimento para com a Água. Pelo contrário. Kahlen foi a que se manteve mais próxima e encontrou em toda a Sua profundidade uma verdadeira Mãe.

Eu fiquei pensando se esse relacionamento foi abusivo (engana-se quem pensa que esse tipo de relação acontece apenas entre um casal), e tô voltando a refletir sobre o assunto enquanto escrevo essa resenha. Apesar de ter um comportamento bondoso em vários momentos, a Água demonstra sentimentos possessivos em muitas partes e toma atitudes que provocam mais medo e ódio do que amor verdadeiro. Kahlen tenta justificar essas reações em alguns trechos, mas sinceramente? Certas coisas não tem justificativa. Elas apenas são.

Um ponto que eu amei: a relação entre as sereias. Elas se tratam e se amam como irmãs, e você percebe que aquilo é real. Existe uma cumplicidade no grupo. Se uma não está bem por qualquer que seja o motivo, as outras vão fazer o possível e o impossível para tornar a situação suportável, mesmo sem saber o que tá causando tão mal a uma irmã. Tudo é desenvolvido com atitudes.

Como duas pessoas de mundos tão distintos poderiam formar um laço sem palavras? (pág. 304)

Agora, o romance entre Kahlen e Akinli. Eu achei tão delicado! Ela não pode falar e ele faz o possível pra manter uma comunicação, e não é aquela coisa invasiva ou inconveniente. Um respeita o espaço do outro. Os encontros entre os dois são poucos (pelo menos quando comparados a todos os acontecimentos do livro), mas foram intensos e cheios de significados para ambos. O que eu não gostei foi da mensagem de que a sua vida depende de outra pessoa (literalmente!) que o livro inevitavelmente acaba passando.

Adivinha quem não recortei e nem vou recortar esse marcador?

A Sereia é um livro que me fez refletir. Foi uma leitura rápida, mas o suficiente para me fazer chorar (ah, a história de Aisiling, de Padma…), ficar irritada (temos uma visão do quanto as mulheres podem ser vistas como seres inferiores pelo simples fato de… serem mulheres) e mexer comigo. Foi o primeiro contato que tive com a Kiera Cass e olha, que escrita, hein? Manda (muito) bem, a moça. Coloquei na minha lista de favoritos, sim!

Editora: Seguinte | 323 páginas | ISBN: 9788565765930

Facebook ✩ Instagram ✩ Skoob

  • Helana Ohara

    Em 17.03.2016

    Nunca li nada da autora, porque o modismo todo da série A Seleção tirou todo o charme que poderia ter com a história pra mim, então o que ela escreve acabou que perdeu a graça.
    Acho que a criatividade em contar a história de serias que são muito semelhante aos humanos ficou bem curioso em certo ponto. Acredito que isso é um fator positivo.
    E também como tu disse, o jeito que elas se tratam como irmãs também é um ponto legal.
    Apenas não é um livro que iria ler.

  • POR DEUS, Nicolle!

    Em 17.03.2016

    Também não tinha lido nada da Kiera até o momento. Não pelo modismo (se a história chamar a minha atenção, não importa o quão conhecida ela for, vou ler), mas por “A Seleção” ser uma trilogia (e agora mais livros estão saindo desse universo). Por enquanto estou preferindo livros “sozinhos”. O bolso agradece hahahaha

  • Saga Literaria

    Em 17.03.2016

    Olá,

    nunca li nada dessa autora, já vi esse livro em alguns blogs, é que não faz muito o meu gosto literário, mas eu vou indicar para amigas que gostam do gênero e também desanimo de ler por ser uma trilogia, são poucas séries que estou tendo animação para ler! http://www.sagaliteraria.com.br

  • POR DEUS, Nicolle!

    Em 17.03.2016

    Chuchu, até onde eu vi A Sereia não é uma trilogia :3 Posso estar enganada, mas não encontrei nada na internet e o final dele é bem fechadinho. A Seleção, outro trabalho da autora, sim, é uma trilogia.

  • Marina

    Em 17.03.2016

    Eu já li Seleção (a trilogia original, os contos separados e agora estou lendo o spin off), e eu gostei de como el escreve. A construção de mundo de Seleção (pra mim) deixou um pouco a desejar, mas esse livro parece que teve uma construção melhor. Com certeza entrou na minha lista de livros pra ler.

    P.s – Séries são a melhor coisa do mundo.
    P.p.s. – Quanto mais livros um autor consegue escrever no universo que ele criou, mais feliz eu fico.

  • POR DEUS, Nicolle!

    Em 17.03.2016

    Minha vontade de ler A Seleção aumentou muito depois que conheci A Sereia. Acho mesmo que você vai gostar <3 As meninas são apaixonantes.

    P.S.: Também gosto de séries. Por mais que esteja preferindo livros soltos atualmente, me deu um aperto grande no coração depois que terminei A Sereia, por achar que não vou encontrar aquelas moças de novo.
    P.P.S.: Se tem trama e criatividade para, tem mais é que escrever mesmo e explorar o próprio mundo de todas as formas possíveis!

  • Amanda

    Em 17.03.2016

    Ai Niiiii, adorei a resenha e as fotos <3 ficou lindo com as conchinhas.
    (hmm, dE oNdE sERa qUe SaIrAm ESsaS CoNchAs? MISTEEEERIO…)

    Eu sou meio preconceituosinha com a Kiera Cass, mas confesso que toda vez que tu falas desse livro eu fico um tantinho mais curiosa pra ler. Não duvido que eu procure o livro num futuro próximo, ekekeke

    Bjsbjs

  • POR DEUS, Nicolle!

    Em 17.03.2016

    <33333333333
    (tem conchinhas de quatro lugares diferentes aí, incluindo aQuEEElAs <3)

    Vamos quebrar esse preconceito aí!! Você vai ver como esse livro é uma gracinha <3

  • Clayci

    Em 17.03.2016

    Eu me apaixonei pela capa e pelas fotos da resenha *_*

    Quero conchinhas e quero ler tb

  • POR DEUS, Nicolle!

    Em 17.03.2016

    Menina, leia! <3 A história é de uma fluidez, que ó! Li em dois dias porque tava bastante ocupada. Se não fosse isso, teria sido em um mesmo.

    Muito obrigada <3

  • Dany Guimarães

    Em 17.03.2016

    Até agora todos os livros dessa autora eu simplesmente adorei. A Seleção foi muito boa, comprei o livro e menos de um dia já tinha terminado. A Serei definitivamente é dos que estão na minha lista.

    Dany Guimarães | Legalmeente Ruiva
    legalmeenteruiva.com

  • POR DEUS, Nicolle!

    Em 17.03.2016

    Aaaaaah, eu fiquei com muita vontade de ler A Seleção, Dany ;-;
    E leia <3 Acho que você vai gostar!

  • Joanice Oliveira

    Em 17.03.2016

    Olá linda,

    Não leio nenhum livro da Kiera porque não gostei da Seleção e não quero mais me frustar com nenhuma obra dela, porque a escrita é mais juvenil e direcionada a um público que gosta de realeza e disputa por coroas e não gosto disso. Já livros com a mesma temática de Sereia, então passo a dica.

  • POR DEUS, Nicolle!

    Em 17.03.2016

    Menina, ler esses comentários sobre A Seleção estão aumentando ainda mais a minha vontade de ler essa trilogia FDNGJDNGJDN Também li comentários do tipo sobre A Sereia e acabei amando. Quero ver qual será minha opinião sobre a história de América!

  • Lurdes

    Em 17.03.2016

    Oi!

    Já vi muitas resenhas sobre esse livro, algumas positivas outras negativas, mas não sinto vontade de lê-lo. A Kiera escreve muito bem mesmo, li o primeiro livro de A seleção e havia gostado muito, mas abandonei a trilogia porque não gostei tanto assim do segundo e perdi a vontade de continuar.
    Que bom que curtiu a leitura de A sereia 🙂

  • POR DEUS, Nicolle!

    Em 17.03.2016

    Oi, Luuuurdes :3

    Também dei uma olhada nas resenhas lá do Skoob e vi como esse livro é oito ou oitenta! Já tinha comprado, mas não tinha começado a ler quando vi uma crítica bastante contra o livro e fiquei bem “eita”. Ainda bem que não larguei mão dele, porque gostei de verdade da história!

    Não posso dizer nada sobre A Seleção, ainda ):

  • Déborah Araújo

    Em 17.03.2016

    Nicolle, sempre que eu ouvia falar desse livro também pensava em algo estilo pequena sereia e confesso que estou bem surpresa como a história é desenrolada.
    Antes não tinha interesse na obra, mas agora que li sua resenha fiquei bem curiosa. ^^

    Lisossomos

  • POR DEUS, Nicolle!

    Em 17.03.2016

    Que alegria ler isso, Déborah!! *-*

    Eu espero que, quando você leia, se surpreenda e se apaixone tanto quanto eu me surpreendi e me apaixonei <3

  • Tatiana

    Em 17.03.2016

    Amei sua resenha e as fotos estão um amor! Eu já adoro a Kiera por conta de A Seleção, que é uma das minhas séries queridinhas de livros, e fiquei com ainda mais vontade de ler A Sereia depois de ler a sua resenha. Espero colocar minhas mãos nesse livro logo. Um beijo, Nicolle!

  • POR DEUS, Nicolle!

    Em 17.03.2016

    Muuuuuuito obrigada, Tati *-*

    Espero que a senhorita consiga ler logo. Se lembrar, me conta o que achou <33

  • Maria Valéria

    Em 17.03.2016

    bem, como não curti de jeito algum a escrita da autora em A seleção, não penso em ler mais nada dela…
    sem contar a capa do livro, que me remete logo à série, aí peguei trauma rsrsrs
    não curto romances, mas acredito que os fãs da autora curtiram bastante esse mais novo livro publicado por aqui…

    eu amo sereias, mas não a ponto de ler Kiera Cass xD
    bjs, flor…

  • POR DEUS, Nicolle!

    Em 17.03.2016

    Sereias são <3 Sem contar a Ariel e aquele seriado H2O (?), eu não tinha visto mais nada com sereias envolvidas e me empolguei bastante quando encontrei esse livro na prateleira da livraria. Você conhece outra obra envolvendo essas moças? Se souber, me conta :33

    Beijão, Maria!

  • Elileudo Júnior

    Em 17.03.2016

    Olá 😀
    Não li nada da Kiera e quando vi esses livros na blogosfera sem ler nenhuma resenha achava que ia ser um livro bobinho e tals, mas depois dessa resenha vi que me equivoquei em achar isso.
    Ele entrou para minha lista de desejados.
    Abraço
    http://interessantedeler.blogspot.com.br/

  • POR DEUS, Nicolle!

    Em 17.03.2016

    Fico feliz em saber que minha resenha despertou seu interesse no livro, Elileudo <3
    Quando ler, me conta o que você achou! *-*

    Abraçosss

  • Raquel

    Em 17.03.2016

    Olá, adoro a narrativa da autora, mas confesso que não fiquei muito entusiasmada com esse último lançamento.
    O enredo não me atraiu muito.

    Abraços

  • POR DEUS, Nicolle!

    Em 17.03.2016

    Mas a narrativa é gostosa de ler mesmo! :3

  • SUZZY CHIU

    Em 17.03.2016

    Hello!
    Adoro o trabalho da Kiera Cass e ao saber que iam lançar A Sereia eu fiquei bem curiosa para ler.
    Estou bem interessada em saber da a relação entre as sereias e tudo mais, louca para ler tudo hehe.
    Que bom que te fez refletir, e por ser gostoso de ler, em um dia a gente acaba mesmo.
    Beijos!

    Livros e Sushi • Facebook InstagramTwitter

  • POR DEUS, Nicolle!

    Em 17.03.2016

    Só não terminei no mesmo dia por conta da quantidade de coisas pra fazer, mas realmente, é leitura de um dia só! Tomara que você consiga ler logo, Suzzy <3

  • Juliana Xavier

    Em 17.03.2016

    Nossa, sereias com formas completamente humanas que vivem entre nós? Adorei, é uma abordagem bem diferente do tema. Fico muito feliz de saber que a leitura te fez refletir e mexeu com você a ponto de te fazer chorar. Amo a escrita da Kiera e agora estou mais ansiosa pela leitura desse livro.

    Beijo!

    Ju – Entre Palcos e Livros

  • POR DEUS, Nicolle!

    Em 17.03.2016

    Diferente mesmo! A única questão entre elas é que não podem falar no meio das pessoas, se não dá ruim

  • Dai Castro

    Em 17.03.2016

    Eu ainda preciso ler algo da autora, é tanta gente falando das obras dela que fico muuuito curiosa, o problema é colocar mais um livro na minha listinha interminável desse momento, mas com certeza, pretendo ler um dia. Pelo título pensei que fosse uma história mais bobinha, mas acho que a história é bem mais interessante do que eu pensei… Beijos ^^

  • POR DEUS, Nicolle!

    Em 17.03.2016

    Eu tô sentindo a mesma curiosidade, mas com relação a “A Seleção”, Dai. Falaram TANTO dessa trilogia (coisas boas e ruins) que eu preciso ler e tirar minhas próprias conclusões sobre a história, só que estou passando pela mesma coisa que você: mais um livro (três, ainda por cima!) pra encaixar na lista que de curta não tem é nada JFDNGJDFNGJNFJGN Tomara que a gente consiga matar essa curiosidade em breve!

  • Nuccia

    Em 17.03.2016

    Li várias resenhas positivas sobre o livro, mas a sua foi, de longe, uma das mais completas, de tal forma que finalmente entendi a história do livro. Isso despertou meu interesse, o que não aconteceu nas leituras anteriores. A relação fraterna entre as sereias costuma ser parte da mitologia. A intervenção de um ser sob o nome ‘Água’ é que é diferente… Gostei mesmo! bjs!

  • POR DEUS, Nicolle!

    Em 17.03.2016

    Fiquei feliz lendo seu comentário, Nuccia *-*
    Espero que você goste do livro quando pegá-lo pra ler <3 Se lembrar, me conta o que achou!

  • mary

    Em 17.03.2016

    Oii, tudo bem?
    Preciso ler esse livro, já até adquiri o ebook, dizem que a escrita dela esta muito diferente da dos livros da Seleção o que já é uma esperança para mim porque não gostei muito de A seleção , mas tenho mais expectativas com esse da Sereia.
    Bjs
    http://leiturasdamary.blogspot.com.br/

  • POR DEUS, Nicolle!

    Em 17.03.2016

    Leia, leia, leia Maryyyyy! Depois me conta o que achou :3

  • Catharina Mattavelli Costa

    Em 17.03.2016

    Olááá
    Muito legal sua resenha e adorei as fotinhos hahaha
    Eu tenho uma curiosidade pelo livro pois amo a série da seleção que a autora escreveu, na verdade, sou apaixonada hahaha nunca li nada de sereia então tenho um pézinho atrás

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

  • POR DEUS, Nicolle!

    Em 17.03.2016

    Sem pé atrás, flor! Uma das melhores coisas que a leitura proporciona pra gente é isso: conhecer os mais diversos mundos, então temos mais é que aproveitar e cair de cabeça nessas histórias <3 Assim tiramos nossas próprias conclusões sobre esses universos.

    Muito obrigada e espero que você goste desse outro livro da Kiera <3

  • Erica Regina

    Em 17.03.2016

    Eu já li muitas resenhas positivas sobre esse livro e quero muito ler. Livros que permitem nos colocarmos no lugar dos personagens são incríveis.
    Adorei suas observações sobre o livro, eu não vi isso. Vendo suas observações, acho que o livro irá mexer comigo assim como aconteceu com você. Estou mais ansiosa para lê-lo!

    Beeijos, Erica Regina
    Blog Parado na Estante / Fanpage Parado na Estante

  • POR DEUS, Nicolle!

    Em 17.03.2016

    Tomara que você tanto quanto eu quando ler, Erica <3

  • Lumartinho

    Em 17.03.2016

    Oieee!
    Estou no comecinho do livro, ela acabou de conhecer o menino e eu também fiquei confusa quando vi que elas não eram sereias normais, digamos assim. Eu amo a escrita da Kiera e to achando que vou adorar esse livro.
    Beijos

  • POR DEUS, Nicolle!

    Em 17.03.2016

    Também acho que você vai adorar, Lu <3 Se você lembrar, me diz o que achou depois!!!