O Beijo das Sombras, de Richelle Mead (12 Leituras)

Em 22.06.2016   Arquivado em Livros

“Você foi beijada pelas sombras! Você tem que tomar conta dela! Quanto mais Lissa usar essa magia, pior vai ficar. Impeça-a, Rose. Impeça-a antes que eles descubram, antes que eles descubram e a levem embora também. Tire-a daqui. Salve-a de si mesma!”

Antes, algumas explicações. Estamos em uma sociedade onde existem dois tipos de vampiros: Moroi e Strigoi. Os Moroi são vampiros mortais que suportam a luz do sol e se alimentam de sangue humano (mas humanos que cedem seus pescocinhos para que os vampiros possam mordê-los, os chamados “fornecedores”). Além dessas três características, outro ponto a ser observado nesse primeiro grupo é que eles dominam algum dos quatro elementos (fogo, terra, água e ar). Já os Strigoi não são pacíficos como os Moroi. Longe disso, esse grupo de vampiros é bem violento — um verdadeiro risco, na verdade — e pra deixar tudo ainda mais louco, são imortais.

Moroi e Strigoi não são os únicos grupos que encontramos na série Vampire Academy. Richelle Mead também nos apresenta aos dampiros, que são o fruto entre Moroi e humanos. Não, esses aqui não são vampiros. Eles herdam algumas características maneiras, como a agilidade e a força, mas tirando isso, são completamente humanos mesmo. Possuem uma função especial (pelo menos aqueles que querem), porém: proteger os Moroi. Proteger do quê? Dos Strigoi. Protegem como? Sendo seus guardiões. Os dampiros passam por um longo treinamento da escola de St. Vladmir para estarem prontos para desempenharem esse cargo. O trabalho onde a vida de seus protegidos vai estar acima da deles.

Rose Hathaway é uma dampira e toda a vida trabalhou para se tornar a guardiã de sua melhor amiga, Lissa Dragomir. Lissa, além de ser uma Moroi, é também a única representante de seu sobrenome e isso significa que ela tem uma responsabilidade enorme sobre os ombros, já que os Dragomir são uma das 12 famílias mais importantes no meio onde vivem. Então não é como se ser guardiã de alguém como ela fosse uma tarefa fácil, mas Rose não se importa com isso.

Ela e Lissa possuem uma espécie de ligação direta. Que tipo de ligação? Rose consegue entrar na mente de Lissa. Não, ela não faz porque quer. Geralmente isso acontece quando os sentimentos de Lissa estão muito aflorados, intensos e exasperados, e a dampira acaba sendo sugada para dentro da mente da melhor amiga, sendo capaz de ver o que ela enxerga e saber o que ela está pensando. Esse tipo de ligação entre Moroi e guardião é raro, são poucos os casos reconhecidos, então isso aumenta as chances de que Rose possa ocupar esse cargo na vida de Lissa no futuro; é quase garantido, até, afinal ela sempre vai saber quando Lissa estiver em uma situação perigosa. E é isso o que Rose mais quer. Quer proteger Lissa desde a infância, na verdade, e está disposta a tudo para isso, inclusive fugir com a menina se acredita que ela corre algum risco onde estão (na escola, no caso).

Esse é o ponto de partida da trama. Rose e Lissa estão foragidas e, claro, são procuradas pela equipe da St. Vladimir. Elas acabam sendo capturadas e levadas de volta para a escola, e é a partir disso que a história começa a se desenrolar de verdade, já que Rose volta a treinar e agora com um instrutor especial: Dimitri Belikov.

Mais adiante descobrimos que a relação entre Rose e Dimitri pode ser mais do que apenas entre professor e instrutor. Além dela, o dampiro russo também pode ser escalado para ser o guardião de Lissa junto com Rose, no futuro, e isso pode ser um problema quando outros tipos de sentimentos acabam acendendo no coração dos dois.

“Não importa como eu me sinto. Eles vêm em primeiro lugar. Protegê-los é o mais importante.” (pág. 118)

Nem tudo é romance proibido. Esse não é o foco, e vamos percebendo conforme as páginas vão se passando. Nós vemos o quanto a amizade entre Lissa e Rose é forte, e que Lissa também tá disposta a proteger Rose da maneira que está ao seu alcance. A Moroi é sensível e gentil, delicada e transmite uma imagem até de fragilidade para o leitor (principalmente quando vemos os pesadelos que a perseguem), mas quando boatos ruins a respeito de Rose entram em cena, Lissa não fica parada.

Ela tem uma influência muito grande no meio simplesmente por ser quem é, mas também conta com um bônus. Compulsão. O dom de convencer os outros com palavras. Essas coisas não podem ser percebidas, porém, não seria bom nem seguro para Lissa. Mas ela usa. Ela também se arrisca.

A compulsão não é o único dom da Dragomir. Lissa carrega mistérios que até mesmo ela desconhece e estes vão sendo revelados pouco a pouco. E Rose vai estar ali para ajudá-la.

“O Beijo das Sombras” é o primeiro livro da série Academia de Vampiros (Vampire Academy) e eu lembro do quanto gostei quando li pela primeira vez. Foi naquela época em que os vampiros estavam saturados por conta de Crepúsculo, então me surpreendi por ter gostado de algo envolvendo essas criaturas, como aconteceu com esse aqui. É um livro de ação e mistérios que te prende, então reler para resenhar aqui foi ótimo. Ah! Assuntos sensíveis podem acabar aparecendo, como auto-mutilação. Ainda assim, é uma leitura que recomendo!

Editora: Agir | Páginas: 319 (edição econômica) | ISBN: 9788522014118

Essa resenha foi especial! É o primeiro post referente ao projeto literário “12 Leituras” aqui no PD,N!, e estava ansiosa para isso acontecer <3

O “12 Leituras” é um projeto que consiste em: todo mês as participantes vão escolher uma temática, para resenhar em seus blogs um livro que se encaixe no tema. A proposta de junho era “livro com personagem vampiro”, então cá está “O Beijo das Sombras” para vocês. Espero que tenham gostado! <3 Quem fez a arte do projeto foi a Mendi e se você não conhece o trabalho dela ainda, corre clicar nesses links aqui: Everything Doodle, Tumblr, Colab55.

Agora, vamos conferir quais livros as outras participantes escolheram?

Mendi, Thaísa, Cíntia, Marcela, Milca, Patrícia

  • Andressa Oliveira

    Em 22.06.2016

    Academia de Vampiros, yaaaaay!

    Eu gosto tanto dessa saga e do spin-off e fiquei muito feliz que você escolheu esse livro para representar o tema do projeto. Não é todo dia que eu encontro pessoas que realmente gostaram de Academia de Vampiros. 🙁

    Ótima resenha, Ni. Adorei esse projeto. <3

    beijinhos

  • POR DEUS, Nicolle!

    Em 22.06.2016

    Quero terminar de ler! Lembro que parei em Tocada pelas Sombras e morri com aquele final. Não estou preparada pra Promessa de Sangue HAHAHAHAHA Mas quero terminar e conferir o spin-off sim <33

    Muito obrigada, Dê!

  • Amanda Josino

    Em 22.06.2016

    Senti uma vibe Crepusculo? KKKK brinks
    Mas confesso que sou caretona pra livros assim de novos vampiros. Pense num trauma! D8

  • POR DEUS, Nicolle!

    Em 22.06.2016

    Miniiiiiiiiiiiina, pior que não! Conheci VA na época que Crepúsculo estourou e também fiquei com os dois pés atrás, mas juro, tem nadavêeeeeeeeeee. É ótimo!!!! Vou te perturbar pra sempre procê ler!!!!!!!!! Aqls loka

  • Luiza Lamas

    Em 22.06.2016

    Olá, como vai?
    Não curti tanto assim a premissa do livro, ultimamente está meio difícil eu gostar de algum tema que não seja baseado em fatos reais, lol.
    E esse gato (ou gata) fofo (fofa), já posso morder? Maior fofura *-*
    Beijo.

  • vanessa

    Em 22.06.2016

    Olá lindona,
    achei esse projeto bem bacana. Incentiva a leitura.
    Gostei desse livro em breve vou ler.
    beijos lindona.

    meumundosecreto

  • Jess

    Em 22.06.2016

    Olá!
    Sabe que essa é uma série que não me chama a atenção? =/
    Fora que não curto muito livros com essa temática, já li tantos livros de vampiros que meio que tô saturada. Não aguento mais nenhuma história, rs.
    Ainda que o livro não me atraia, sua resenha ficou ótima e super bem feita!
    Adorei esse projeto!
    Beijos!

  • Thaísa Tavares

    Em 22.06.2016

    Nick, não me sinto muito atraída por essa série, apesar de só ouvir elogios sobre ela. Talvez um dia quem sabe eu leia, mas eu não gosto de vampiros. Não consigo ler mais nada deles, o tema desse mês foi muito difícil pra mim, sorte que acertei muito bem na escolha!

  • Cristina Deutsch

    Em 22.06.2016

    Oi, como vai?

    Para te falar a verdade não gosto de vampiros, acho que já está chato e muito explorado e cansativo o tema, se bem que confesso, amo vampire diareis, comecei a acompanhar a serie por acaso e gostei muito, mas, ler sobre eles não curto muito. Apesar de muito elogiada esta série não me interessa, não no momento.

    http://www.cristinadeutsch.org/
    Saudações literárias.
    Beijos no ♥

  • Morgana Brunner

    Em 22.06.2016

    Oiii, tudo bem?
    Por mais que eu tenha gostado muito da sua resenha, na verdade eu adorei. A obra não despertou muito meu interesse, então pularei a dica.
    Beijinhos

  • Valéria

    Em 22.06.2016

    olha, eu curto muito vampiros mas não gosto desses romances sobrenaturais com eles sendo protagonistas… prefiro os vampiros clássicos… Essa série me lembra MUITO crepúsculo, e meio que peguei abuso de livros do tipo… mesmo não sendo parecida com a história de crepúsculo, não leria… a premissa dele não me empolga…
    achei o projeto de leitura bem legal, eu participo de um parecido…

  • Vivianne Sophie

    Em 22.06.2016

    Olá,

    Li esse livro a um tempo e realmente é uma excelente obra. Gostei muito dos personagens e da forma como a autora abordou a história.

    Grande abraço
    oblogcaentrenos.blogspot.com.br

  • Liz Vilas Boas

    Em 22.06.2016

    Que resenha maravilhosa! Você escreve muito bem, de verdade.

    A série parece ser bem legal, gosto dessas coisas de vampiros e sobrenatural, BUT como você disse, depois de Crepúsculo todo mundo ficou meio receoso com esse tipo de literatura haha Mas certamente colocarei esse livro na minha listinha de livros para ler nas férias…

    http://www.heyflordeliz.com/

  • Lilian Farias

    Em 22.06.2016

    Eu não conhecia o livro, achei o enredo, pela resenha, bem amarrado, mas, lógico, é só uma percepção, pois não o li, é a primeira vez que vejo a obra.
    Sobre o projeto, gostei bastante, espero conseguir acompanhar por aqui todos os livros escolhidos.

  • Jéssica Melo

    Em 22.06.2016

    Olá, eu também gostei bastante da leitura deste primeiro livro da série, uma pena que para mim eles foram decaindo =/

    Visite “Meu Mundo, Meu Estilo”

  • SUZZY CHIU

    Em 22.06.2016

    Oioi! Tudo bem?
    Adoro a escrita da Richelle Mead, estou lendo bloodlines e surtando mtooo.
    A série Academia de Vampiros é antes do que eu to lendo e adoroooo!
    Fiquei louca qdo li e super recomendo!
    As capas eu sinceramente acho feias, nao gosto de gente assim. Prefiro as capas de bloodlines, mas a história é otima.
    Beijos

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

  • Debyh

    Em 22.06.2016

    Olá,
    A história é bem inovadora para o já mitigado mercado de vampiros. Richelle Mead faz um excelente trabalho em sua narrativa e é quase impossível não gostar da nossa protagonista destemida: Rose. Ela é tudo o que as protagonistas em geral não são: violenta, ativa, esperta, forte, cínica, arrogante e muito divertida. Esses pontos me fizeram adorar a Rose neste livro.

    http://euinsisto.com.br

  • Danielle Rodrigues Casquet de Melo

    Em 22.06.2016

    Olá tudo bem, sempre tive curiosidade de ler essa série, mas comecei ao contrario lendo Laços de sangue e gostei bastante da narrativa. Mas com tantos livros para ler infelizmente não vou conseguir acompanhar essa série. Bjs

  • Gabriel Ribeiro

    Em 22.06.2016

    Oii,
    Academia de Vampiros…. não sou muito fã não. Fora que tem infinitos livros heuhe.
    Boa sorte nas 12 leituras 😀

    Abraços!
    http://lendocomobiel.blogspot.com.br/

  • cila-leitora voraz

    Em 22.06.2016

    Oi Nicole, sua linda, tudo bem?
    Ah, sou louca para ler essa série, até porque a autora já tem outra. Adoro vampiros e nunca me canso deles, sempre tem um autor que consegue me surpreender e me apaixonar. Gostei da parte dos poderes dela, não acho certo ela usá-los manipulando a vontade das pessoas, mas fiquei curiosa para saber que tipo de perigo elas estão correndo para isso acontecer. Sua resenha ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cuila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

  • Midian Santos

    Em 22.06.2016

    Hey!

    Eu já ouvi falar muito sobre esses livros, mas nunca tive muita vontade de ler… Já li muita coisa sobre vampiros e meio que cansei. Além do mais, essa série é enorme, né? haha.

    ótima resenha!

    beijos,

    http://tordodemorango.blogspot.com.br/

  • Ane

    Em 22.06.2016

    Antes de esse livro sair aqui no Brasil eu tinha muita vontade de ler, afinal os vampiros estavam super em alta. Mas quando lançou aqui não sei desanimei e deixar ele de lado, Assisti ao filme e achei divertido, mas nada que valesse a pena conhecer a história que deu origem a ele.

  • Dai Castro

    Em 22.06.2016

    Eu nunca gostei de crepúsculo e acho que o tema “vampiros” ficou um pouco saturado mesmo. Mas, esse livro me deu a impressão de ser diferente. O que mais me chamou a atenção foi essa divisão da sociedade, acho que ajuda a ambientar melhor a história! Beijos!
    Colorindo Nuvens

  • Isabele de Paula

    Em 22.06.2016

    Olha, sua resenha é maravilhosa. Mesmo.
    Poréeeemmmmmmmmmmmmmmmmmmm…
    O que fizeram com meus vampiros?????????????????
    Eu tenho certa dificuldade pra aceitar essas versões pops dos vampiros depois de ler Dracula.
    Não consigo “aceitar” vampiros que não se alimentam de sangue humano, quiça esses dampiros. Nãaaaannn, armaria.. rssr

    Beijos, Nicolle.
    Aliás, curto demais o nome do seu blog.

  • Juliara Vasconcelos

    Em 22.06.2016

    Acho que é a primeira resenha que eu leio sobre esse livro que me deixa com vontade de ler. Achei legal colocar o foco na amizade ao invés de um romance proibido, além de acrescentar classes aos vampiros. Acho que vou dar uma chance pra essa série.

  • Mari

    Em 22.06.2016

    Amo Academia de Vampiros, fiquei super triste que o filme não deu certo, porque os livros são muito bons. Acho que a Richelle Mead acertou em cheio quando criou esse universo e focou a história na Rose e na Lissa e na amizade das duas. Tem tanta coisa boa nesse livro…
    Beijos
    Mari
    http://www.pequenosretalhos.com

  • Rubyane Santos

    Em 22.06.2016

    Eu vi o nome da autora e pensei “Ué, de onde é que eu conheço esse nome?”, depois que eu li Academia de Vampiros na cada da primeira foto que fui lembrar que a Richelle é uma das autoras do livro que eu estou lendo agora hahaha
    Quanto ao livro, eu tenho curiosidade em ler ele já faz um tempo (desde que assisti o filme). Um dia eu ainda tomo vergonha na cara e leio ele.
    Sua resenha ficou ótima, me deixou com mais vontade ainda de ler o livro!

  • Catharina Mattavelli Costa

    Em 22.06.2016

    Oie
    acho as capas dessa série tão feinhas, que pena
    Nunca tive vontade de ler esses livros pois não são meu gênero, mesmo assim, sua resenha está bem legal e é uma ótima dica para quem procura uma nova série para ler, legal

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

  • Lu Cruz

    Em 22.06.2016

    Olha, me supreendi por estar tão interessada num assunto tão batido como vampiros. Aparentemente, a autora conseguiu inovar colocando algumas variações nas criaturas, e criando essa questão da guardiã e tudo mais. Parece realmente interessante! Beijos!
    Blog Vintee5 | Canal Vintee5

  • Juliana Xavier

    Em 22.06.2016

    Ah, sério, auto-mutilação? Duvido que eu tenha estômago para isso. Não curto vampiros, mas por algum motivo essa série me deixou curiosa, só que agora fiquei com o pé atrás. Vamos ver se me atrevo a ler, espero tomar coragem.

    Ju – Entre Palcos e Livros

  • Clayci

    Em 22.06.2016

    Nic, miga sua loka!
    Eu não conheço a série, na verdade é um estilo que não prende a minha atenção #mejulgue.
    Mas, adorei sua resenha e esse projeto de vcs é muito amor <3

  • Débora Costa

    Em 22.06.2016

    Eu gostei e não gostei dessa série. No primeiro livro eu achei a personagem principal meio chata, mas nos volumes seguintes ela até que melhora.

  • Ana Claudia

    Em 22.06.2016

    Eu sou do time que ficou meio cansada de vampiros depois da febre Crepúsculo, mas sua resenha me fez querer ler esse livro! Principalmente pra entender melhor como funciona melhor esse mundo criado pela autora!
    🙂

  • Tary Belmont

    Em 22.06.2016

    Tenho esse livro na minha lista faz tempo, uma amiga minha e da irmã já falou muito dele, mas até então nunca tinha lido nada sobre. Gostei muito da separação de grupos, me lembra os humanistas e os sanguistas de True Blood. E também achei bem legal colocarem vampyrs na história, a maiora das histórias sobre eles agora não incluem procriação com humanos e suas complicações.

    Bites!

  • Kammy Riquelme

    Em 22.06.2016

    Oi flor, eu lembro tanto da Rose e do Dimitri que ate escrevo fanfic deles.
    Li ainda na versão americana já que odiei o dampiro na tradução, confesso que sempre odiei a Lissa ela quase ferra a Rose se tu já leu vai entender, mas amo o Dimitri e o Adrian, ai o Adrian.
    Quando tiver as outras resenhas me avisa fazendo favor. Que lindo enfeite peludo na foto a propósito.
    http://kammyriquelme.blogspot.com.br/
    Xoxo

  • Vanessa Dias

    Em 22.06.2016

    Li a resenha inteira do jeitinho que você disse que se sentiu quando leu o livro: receosa por ser “mais um livro sobre vampirozZZzzzZ” porém muito surpresa porque a história parece ser MUITO boa mesmo. Me lembrou, inclusive, uma série de livros chamada “Os Imortais” – embora esta pareça ser um pouco mais romântica, tem a trama bem parecida.

  • Milca

    Em 22.06.2016

    Eu já li, mas faz muito tempo e lembro de ter achado bem legal. Adorei sua escolha para o projeto <3