Escrevendo um livro com o Bibisco!

Em 28.09.2016   Arquivado em indicação

Quem sente vontade de escrever um livro e começou a transferir as ideias para o papel (ou para o computador) sabe que essa não é uma tarefa fácil. Aparentemente pode até ser! A inspiração chega, nós pensamos sobre aquilo que queremos falar, moldes de personagens vem à cabeça e às vezes sabemos até como a trama vai terminar, mas quando iniciamos o processo da escrita percebemos que existem uma infinidade de detalhes que precisam ser lapidados.

São muitas questões a serem trabalhadas, de verdade, e se o processo não for bem organizado, o andamento do projeto não será satisfatório. Infelizmente, isso pode prejudicar a qualidade da história que estamos desenvolvendo. Esse é um dos motivos que me fez urrar quando minha amiga me mostrou o Bibisco, um programa criado para nos ajudar a escrever nossos livros. Na plataforma você pode organizar todos os elementos necessários para compôr uma boa história, e o programa também te dá algumas dicas para tornar seu trabalho ainda melhor.

Na barra superior nós encontramos as seguintes opções: projeto, arquitetura, personagens, locais, capítulos, análise, exportar, configurações, informações e leituras sugeridas. Cada uma delas trabalha detalhe por detalhe do livro. Em arquitetura, por exemplo, organizamos a cronologia dos eventos que vão se desenrolar no livro e descrevemos, também, o cenário/contexto em que a história está ambientada (essa outra parte será ainda mais trabalhada em “locais“).

As partes que mais gostei, até agora, foram personagens e análise. Em “personagens” podemos conhecer nossas criações ainda melhor, isso porque o Bibisco nos instiga a responder uma série de perguntas sobre elas. A ficha que somos orientados a responder começa com as informações básicas (nome, sobrenome, idade, características físicas…), indo até comportamento, psicologia, ideias das personagens e o principal: como elas evoluem ao longo da trama.

Já “análise” faz com que pensemos nos aspectos físicos do projeto. Tamanho dos capítulos, observar as partes em que cada personagem aparece, listar a aparição das personagens em uma linha cronológica, dar uma olhada nos pontos de vista que surgem nos capítulos e muitas outras coisas que fiquei embasbacada ao encontrar ali. Não tinha nem pensado em algumas que eu, como projeto de escritora, não deveria deixar de lado.

O Bibisco é um programa portátil. Você faz download dele no site oficial, mas não precisa instalá-lo no computador. É só dezipar a pastinha e clicar em “Bibisco” (tipo de arquivo: aplicativo) pra começar a organizar e escrever seu livro. Sabe a melhor parte? Sendo um programa portátil, basta upar a pastinha em uma nuvem ou copiá-la em um pen drive para conseguir acessar o conteúdo dos seus projetos em outros dispositivos.

Ele é gratuito. Você não desembolsa nada para usufruir (diferente de outros programas com propostas semelhantes), mas é bom apontar que os criadores aceitam doações, caso você queira contribuir financeiramente. De verdade? Considerando todo o trabalho que eles tiveram e a ajuda proporcionada, doações são mais do que merecidas.

Você pode fazer download do Bibisco clicando aqui.

E aí, bora organizar as ideias dos nossos livros? Eu tô indo lá começar o meu!

Obrigada, Dry, por ter me apresentado essa boniteza toda <3

Facebook ✩ Instagram ✩ Skoob

  • Dry

    Em 28.09.2016

    Esse software é incrível! Eu tô aqui felizona mexendo nele. Ajuda muito a se manter organizada com as ideias e o fluxo da história em si <3

  • Dora

    Em 28.09.2016

    GRITEI! Gente que maravilha é essa e por que eu demorei tanto pra descobrir?? Eu já tinha ido atrás de alguns apps que ajudassem a organizar a escrita, mas nenhum me agradava e eram todos em inglês.
    Com certeza vou usar o Bibisco de hoje em diante, pra organizar ideias de mil e uma histórias que ficam na minha cabeça [mentira, devo ter umas 3 só].

    Amei muito o post, obrigada por ter me mandado!! Beijinhos!!

  • Karine Fernandes

    Em 28.09.2016

    AMEI saber deste programa, realmente é muito difícil escrever, só quando paramos para tentar é que notamos, amei a dica.

    Beijos.

  • Anya

    Em 28.09.2016

    Hey, Nicolle!
    Tive a mesma reação que você aqui, quando vi do que se tratava o aplicativo. Menina do céu, isso vai ajudar muito minha irmã. Já que eu, sou um completo desastre na escrita. Adorei a organização da plataforma… Uma lindeza mesmo!!
    Mil beijokas e obrigada pela dica! 😉
    entreumlivroe-outro.blogspot.com

  • Jade Amorim

    Em 28.09.2016

    Eu conhecia um programa/projeto mais ou menos parecido com esse. Acho genial, até comecei a usar na época que escrevia minhas fanfics.

    Hoje, como não ando tendo ímpeto de escrever nenhum livro, não uso mais, mas continuo sendo viciadíssima em apps de organização. Já conhece o Trello e o Evernote? São dois amorzinhos! ♥

    Beijos!

  • Enya

    Em 28.09.2016

    gente 😮 amei demais? acho que esse programa tem potencial pra dar fim a muito block meu! livro por enquanto não, mas certamente vou usar pra organizar uma longfic minha que ainda está engatinhando no terceiro capítulo ; a; obg pela dica, niiiiiiiii

  • Lilian Farias

    Em 28.09.2016

    Menina, nunca vi falar nesse Bibisco, é bem curioso. Sou escritora, mas sigo uma ordem de escrita própria, mesmo assim, vou conhecer a indicação.

  • Michele Lopez

    Em 28.09.2016

    Olá,
    Embora ainda não tenha pretensão alguma de escrever um livro nem nada do tipo, achei muito interessante a dica e vou baixar para conferir.
    Sem contar que vou mostrar para meus amigos!

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

  • Marcia Lopes

    Em 28.09.2016

    Adorei isso!
    Vou lá verificar.

  • Thaísa Tavares

    Em 28.09.2016

    Achei a dica sensacional, já mencionei contigo várias vezes meu desejo de escrever um livro. Acho que esse app pode me ajudar em bastante coisa!

  • Bárbara Prado

    Em 28.09.2016

    Que incrível!!!!
    Quando eu começar a escrever meu livro, vou usá-lo hahahaha
    Beijos

    blog-myselfhere.blogspot.com.br

  • Priscila Assis

    Em 28.09.2016

    Oii,

    Caramba, fiquei de cara com esse programa.
    Não o conhecia, e achei ele bem prático. Gostei e já estou baixando, porque também sou um projetinho de escritora..hahaha

    beijos

  • Paac Rodrigues

    Em 28.09.2016

    Nunca me imaginei escrevendo um livro porque na real não combina muito comigo sabe? kkk

  • Stephanie Ferreira

    Em 28.09.2016

    UOU que dica ÓTIMA pra quem começar a escrever! Até eu fiquei empolgada hein
    Melhor coisa é que o programa é gratuito <3

  • Déborah Araújo

    Em 28.09.2016

    Nicolle, não conhecia o programa, mas o achei bem interessante.
    Com certeza vou dar a dica para uma amiga que está escrevendo um livro.

  • Pups

    Em 28.09.2016

    Adorei, vou começar a usar hoje mesmo. Muito útil!
    Também não conhecia.

  • Ana

    Em 28.09.2016

    Que software INCRÍVEL! Não o conhecia, muito legal sua indicação. Vou baixar e usar, quem sabe eu não vá pra frente haha

  • Amanda Melo

    Em 28.09.2016

    Muito bacana. E essa plataforma é muito massa para quem quer iniciar um livro. Fiquei curiosa e vou tentar baixar para vê como é.

  • Tammy (Livreando)

    Em 28.09.2016

    Achei incrível o programa, ainda mais para quem está tendo mil ideias e tem dificuldade em organizá-las. Adorei essa dica é vou repassar para alguns amigos.
    Bjim!
    Tammy